Dinheiro e custos

Moeda

A moeda de Cingapura é o Singapore Dollar, Dólar de Cingapura, cujo símbolo é $. É a única moeda circulando legalmente dentro do país. Assim, quando encontrar preços precedidos do símbolo $, esses sempre se referem a valores em dólares de Cingapura. Você vai encontrar moedas de 5¢, 10¢, 20¢, 50¢ e $1 dólar, além de notas de $2, $5, $10, $50, $100, $500 e $1000.

Quando depois de um preço aparecer dois símbolos de soma (++), isso significa que ao preço deve-se adicionar os impostos (você encontra mais informações eles na nossa página dedicada aos Impostos). Por exemplo:

$21,88++

Atenção, para evitar confusões, no GUIA DE CINGAPURA utilizamos o símbolo SGD após qualquer valor citado em Dólares de Cingapura.

Para ter uma idéia mais atualizada da taxa de câmbio atual do Dólar de Cingapura, consulte esse mecanismo de busca abaixo:

Caixas Automáticos

Existem numerosos caixas automáticos, tanto no aeroporto como na cidade, de onde se pode sacar dinheiro diretamente em Dólares de Cingapura. Consulte seu banco sobre tarifas, limites de saque ou mesmo desbloqueio ou comunicação de viagem antes de viajar. As políticas e as taxas de conversão variam de banco para banco.

Casas de Câmbio

Para quem quiser fazer o câmbio de outras moedas internacionalmente aceitas por Dólares de Cingapura, existem pequenas casas de câmbio (quase sempre operadas por pessoas de origem indiana) em quase todos os centros comerciais mais antigos da cidade. Elas costumam oferecer melhores taxas de câmbio que os bancos. No The Arcade @ Raffles Place (que está na 11 Collyer Quay, no centro financeiro de Cingapura), existe uma dezena de casas de câmbio uma ao lado da outra. No centro comercial Lucky Plaza, na região da Orchard, também há um bom número de casas de câmbio oferecendo boas taxas de conversão. No Mustafa Centre, em Little India, também há uma casa de câmbio. Em qualquer um deles pode-se conseguir uma taxa de câmbio bem razoável.

Cartões de Crédito

Os cartões de crédito são aceitos em quase todas as lojas e atrações turísticas. As bandeiras Visa e Mastercard têm uma boa aceitação. Consegue-se usar a bandeira Diners com uma certa facilidade. Já nos hawkers ou food courts, eles comumente não são aceitos. Portanto ande sempre com um pouco de Dólares de Cingapura para pagar pequenas compras ou tickets do metrô.

Custos

No contexto asiático, e em linhas gerais, Cingapura não é um destino barato. Existem muitos outros países aonde se paga menos por hospedagem e pelas principais atrações turísticas. Comparado ao Brasil, ele já se mostra um destino muito econômico principalmente quando se analisa os preços cobrados por serviços semelhantes oferecidos em ambos os países.

Uma da peculiaridade de Cingapura é que ele oferece ao mesmo tempo propostas de turismo de luxo, mas também para o turismo econômico. Pode-se comer em um restaurante com um menu assinado por um chefe com várias estrelas Michelin com preços semelhantes ou até um pouco menores dos restaurantes mais sofisticados da Europa ou EUA (arriscamos a dizer que com preços até inferiores ao cobrados por restaurantes brasileiros do mesmo nível). Mas para quem quiser desfrutar da diversidade gastronômica que se encontra no hawker centres e food courts (as praças de alimentação com comida local) poderá encontrar com certa facilidade pratos principais a partir de 5 dólares de Cingapura.

De forma geral:

  • A hotelaria cobra preços semelhantes aos da Europa e América do Sul.
  • O transporte público é barato comparado ao Brasil.
  • A comida étnica é barata.
  • A comida nos restaurantes de alto luxo é cara como em qualquer outro país do mundo, mas optando-se pelo menu de almoço você consegue preços bem melhores.
  • Os preços das atrações turísticas são bastante variados. Um bom exemplo é a Singapore Flyer, a enorme roda gigante de Cingapura. É uma atração moderna que tem um preço elevado para o contexto de Cingapura, mas no momento em que escrevemos este texto, ela custa um pouco mais que visitar a Torre Eiffel de Paris, um pouco mais barato que subir na sua irmã inglesa, a London Eye, e muito mais barato que subir ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.