Cingapura combina com…

Apesar de Cingapura ser um destino completo dentro da Ásia e ser uma ótima introdução para quem quer iniciar uma viagem pela Ásia (leia mais em “Por que Cingapura”), sabemos que a maioria dos viajantes não se contenta em visitar apenas ela quando se decide por visitar esse distante e interessante continente asiático.

Mesmo para quem quer conhecer muito mais que Cingapura na Ásia, ela se destaca por ter um dos melhores aeroportos do mundo, o aeroporto de Changi, que por sua vez é muito bem servido por companhias tradicionais, regionais e low costs que operam vôos por toda a Ásia.

Hong Kong

As vizinhas Bangkok na Tailândia e Kuala Lumpur na Malásia e a não tão distante Hong Kong também se destacam pela grande oferta de vôos internacionais e regionais operados por companhias tradicionais e low costs.

Assim, para quem quer ver muito mais da Ásia em uma mesma viagem, Cingapura combina muito bem com:

—————————————————

Tailândia

A Tailândia combina muito bem com Cingapura, já que é um país muito amigável ao turista (você consegue se virar muito bem falando inglês) e possui uma estrutura turística muito bem desenvolvida.  Ela oferece fantásticos destinos de praia e de montanha, uma capital muito vibrante com muitas atrações, uma culinária que tem muitos fãs, uma cultura muito rica e que costuma oferecer uma hotelaria, transporte e comida com preços muito convidativos.

Para quem acha Cingapura muito “certinha” e globalizada demais, a Tailândia é um ótimo contraponto.

Sugerimos na Tailândia, que você conheça a capital Bangkok e pelo menos um destino de praia como a ilha de Ko Samui, a ilha de Phuket (destaca-se por seus resorts e como principal porta de saída para a ilha de Ko Phi Phi) e Krabi (de onde também chega-se a ilha de Ko Phi Phi) e destinos de montanha como Chiang Mai aonde você pode conhecer as tribos do norte. Mas a Tailândia tem muito mais a oferecer! Apenas evite o extremo sul do país, aonde movimentos separatistas tem realizado algumas ações mais violentas contra instituições do governo.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Bangkok: Singapore Airlines, Thai Airways, Bangkok Airlines, Tiger, AirAsia, Jetstar. Tempo médio de vôo: 2:20h.
  • Ko Samui: Bangkok Airlines. Tempo médio de vôo: 1:45h.
  • Phuket: Silk Air, Jetstar, Tiger, Air Ásia. Tempo médio de vôo: 1:45h.
  • Krabi: Tiger. Tempo médio de vôo: 1:35h.
  • Chiang Mai: Silk Air. Tempo médio de vôo: 3hs.

Você pode ainda optar por ir a Tailândia de trem ou de ônibus, mas são opções para aqueles com um espírito aventureiro e com mais tempo para gastar em deslocamentos (mais informações em Rotas terrestres).

Visto

A Tailândia não requer visto de turismo de brasileiros para estadias de até 90 dias, mas cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela. Já os portugueses não precisam de visto de turismo para estadias de até 30 dias e não é solicitado vacinação contra Febre Amarela, desde que não tenha estado nos últimos 10 dias em algum dos países desta lista.

Quando ir?

Melhor época é de novembro a março (menos chuva), mas também é a época de maior pico turístico e conta com preços mais elevados. O calor continua até abril/maio (pico do calor é em abril), mas a temporada chuvosa inicia-se e vai até novembro (pico em junho). Mas como se trata de um país com grande extensão longitudinal, o tempo varia um pouco de acordo com a região que se quer visitar.

Site oficial de turismo

Tourism Thailand (em inglês) e Turismo da Tailândia (em português de Portugal)

—————————————————

Bali

Essa ilha que faz parte da Indonésia, um país primordialmente muçulmano, destaca-se com uma cultura e religião próprias bem diferentes do restante da Indonésia, belas praias, belas cenas rurais, interessantes destinos de montanhas, famosos resorts e uma vida noturna agitada.

A porta de entrada de Bali é Denpasar, aonde fica o aeroporto internacional, mas a maior parte dos turistas concentram-se nas praias das regiões de Kuta, Legian, Seminyak, Sanur e Nusa Dua, além de Ubud que é tida como um centro de turismo cultural da ilha. Nessas áreas, o turismo é bastante estruturado e o inglês é facilmente entendido pelos locais. Mas Bali, vai além desses destinos que em alguns momentos não permitem chegar mais perto da cultura local. O turismo em Bali sofreu muito com atentados terroristas ocorridos em algumas áreas turísticas no passado, um fantasma que ainda assombra a ilha.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Denpasar: Singapore Airlines, Qatar, KLM, Jetstar, Air Asia e Garuda. Tempo médio de vôo: 2:30h.

Visto

Cobra visto de turismo de brasileiros e portugueses, mas pode-se obter o visto no aeroporto na chegada ou no consulado do seu país para estadias máximas de 30 dias. Cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela de brasileiros. Não é solicitada vacinação contra Febre Amarela de portugueses, desde que não tenham estado nos últimos 6 dias antes da viagem em algum dos países desta lista.

Quando ir?

Bali, como Cingapura, é quente durante todo o ano. A estação mais seca vai de abril a outubro e a chuvosa de outubro a março (pico de dezembro a fevereiro).

Site oficial de turismo

Visit Indonesia (em inglês)

—————————————————

Malásia

A Malásia, apesar da proximidade de Cingapura que facilita muito o deslocamento, muitas vezes fica ofuscada pelos vizinhos mais próximos e pela já forte influência malaia em algumas áreas de Cingapura que acaba tirando um pouco da novidade de uma visita a esse país. Mas a Malásia também possui seus atrativos. Além de Kuala Lumpur, a sua capital e que tende a globalização, o país possui belas praias como as das ilhas de Palau Perhentian, Palau Langkawi e Palau Tioman (a mais próxima de Cingapura), além de Malaca com suas influências portuguesas e holandesas.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Kuala Lumpur: Malaysia Airlines,Singapore Airlines, SriLankan Airlines, Silk Air, AirAsia, Jetstar, Tiger e Firefly.  Tempo médio de vôo: 1h.
  • Palau Langkawi: Silk Air e AirAsia. Tempo médio de vôo: 1:30h.
  • Palau Tioman: Berjaya Air.Tempo médio de vôo: 50 minutos (há também a possibilidade de combinar ônibus com ferryboat).

Visto

A Malásia não requer visto de turismo de brasileiros para permanência máxima de 90 dias e de portugueses para permanência máxima de 30 dias. Cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela de brasileiros. Não é solicitada vacinação contra Febre Amarela de portugueses, desde que não tenham estado nos últimos 6 dias antes da viagem em algum dos países desta lista.

Quando ir?

A temperatura é de certa forma estável durante todo o ano. Na costa leste, a estação chuvosa vai de novembro a março e na costa oeste de abril a maio e de outubro a novembro. Junho e julho são os meses mais secos.

Site oficial de turismo

Tourism Malaysia (em inglês)

—————————————————

Vietnã

O turismo ainda está em processo de estruturação no Vietnã, o que por um lado complica um pouco a vida do turista, mas por outro lado te dá a oportunidade de ter contato com um país em transformação. O país possui uma cultura, algumas vezes sufocada pelo antigo rígido regime socialista, e uma culinária muito ricas. Hanói, a região de Halong Bay, Hué e Ho Chi Minh (Saigon) são destinos destacados dentro do país. Nas áreas mais turísticas, consegue-se comunicar com uma certa facilidade em inglês.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Hanói: Singapore Airlines, VietnamAirlines, Silk Air, Jetstar e Tiger. Tempo médio de vôo: 3:30h.
  • Ho Chi Minh (Saigon): Singapore Airlines, Vietnam Airlines, Jetstar, Tiger e Lion Air. Tempo médio de vôo: 2h.

Visto

O Vietnã solicita visto de turismo de brasileiros e portugueses. Cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela de brasileiros. Não é solicitada vacinação contra Febre Amarela de portugueses, desde que não tenham estado nos últimos 6 dias antes da viagem em algum dos países desta lista.

Quando ir?

Como é um país de grande extensão longitudinal, ele acaba tendo estações climáticas diferentes entre o norte e o sul do país, assim sempre haverá uma área com tempo mais convidativo aos turistas. No Norte, a estação chuvosa vai de maio a outubro e a temperatura cai um pouco de novembro a janeiro (mais intensamente nas montanhas ao norte). Na parte central, uma grande faixa costeira, as chuvas são mais intensas de novembro a maio. Já no Sul do país, tem um clima mais quente durante todo o ano e a chuva mantém-se intermitente.

Site oficial de turismo

Vietnam Tourism (em inglês)

—————————————————

Camboja

Por muitos anos fechada ao turismo, o Camboja guarda muito da Ásia do passado e é mais indicada para quem quer ter essa experiência. A capital Phnom Penh e Angkor são os principais destinos turísticos.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Phnom Penh: Silk Air e Jetstar. Tempo médio de vôo: 2h.
  • Siem Reap: Silk Air e Jetstar. Tempo médio de vôo: 2:10h.

Visto

O Camboja solicita visto de turismo de brasileiros e portugueses, mas esse pode ser conseguido no aeroporto ao chegar e é válido por até 30 dias. Cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela de brasileiros. Não é solicitada vacinação contra Febre Amarela de portugueses, desde que não tenham estado nos últimos 6 dias antes da viagem em algum dos países desta lista.

Quando ir?

A estação chuvosa vai de junho a novembro (mais quente de junho a agosto). Já a temperatura média, que já é elevada, sobe de março a agosto. Se quiser um tempo mais ameno e mais seoc, tente ir de novembro a fevereiro, época também de alta estação turística.

Site oficial de turismo

Tourism Cambodia (em inglês)

—————————————————

Hong Kong

Centro financeiro regional que rivaliza com Cingapura, Hong Kong oferece a oportunidade de visitar um destino urbano que mescla cultura britânica com a crescente influência chinesa. Um ótimo local para iniciar seu contato com a densa cultura chinesa em um ambiente ainda ocidentalizado que facilita esse início de assimilação. Apesar de perder um pouco do brilho de metrópole regional após você ter passado por Cingapura, Hong Kong possui boas atrações, uma destacada culinária e é um centro regional de compras (não cobra impostos). A cidade é amigável ao turista, contando com um bom e barato sistema de transporte, um ótimo aeroporto (um hub regional) e permite fácil comunicação em inglês (o chinês vai ganhando terreno a passos largos). Para hospedagem mais em conta, procure por opções na Hong Kong continental, já que os preços na ilha de Hong Kong são mais elevados.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Singapore Airlines, Cathay Pacific, United, Jetstar e Tiger. Tempo médio de vôo: 3:50h.

Visto

Hong Kong não requer visto de turismo de brasileiros e portugueses para estadias de até 90 dias. Não cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela.

Quando ir?

A melhor época de visitar Hong Kong é de setembro ao início de dezembro, quando a cidade apresenta temperaturas mais amenas e um céu mais claro (é muito comum uma certa neblina encobrindo o céu). De maio a setembro, a temperatura e a humidade sobem muito, além de ser a temporada dos furações.

Site oficial de turismo

Discover Hong Kong (em inglês)

—————————————————

Macau

A antiga colônia portuguesa vive hoje um boom de cassinos e tem se tornado o mercado mais lucrativo para esse tipo de turismo no mundo. Combinando áreas históricas, culinária com influências portuguesas e chinesas e um ar de Las Vegas do oriente, Macau atrai ainda muitos turistas. A proximidade com Hong Kong permite facilmente combinar a vista a ambas as cidades.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Air Macau e Tiger. Tempo médio de vôo: 3:40h.

Visto

Macau não requer visto de turismo de brasileiros e portugueses para estadias de até 30 dias. Não cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela.

Quando ir?

Macau tem um clima parecido com o de Hong Kong. De setembro ao início de dezembro, a cidade apresenta temperaturas mais amenas e um céu mais claro. De maio a setembro, a temperatura e a humidade sobem muito, além de ser a temporada dos furações.

Site oficial de turismo

Discover Hong Kong (em português)

—————————————————

Índia

Cingapura tem uma grande colônia de indianos, assim são fortes as ligações aéreas entre os dois países. A Índia possui uma cultura muito densa, muitas vezes de difícil assimilação ao turista de primeira viagem, uma culinária rica, religiões que dão matizes diferentes ao país e paisagens que vão desde praia às altas montanhas. Um país que merece ser bem estudado antes de ser visitado para poder construir um roteiro adequado às suas exigências pessoais.

Quem voa (apenas vôos diretos)?

  • Nova Deli: Singapore Airlines, Jet Airways, Air India e IndiGo. Tempo médio de vôo: 5:40h.
  • Bombaim (Mumbai): Singapore Airlines, Jet Airways, Air India e IndiGo. Tempo médio de vôo: 5:30h.
  • Calcutá (Kolgata): Singapore Airlines, Silk Air e Air India Express.Tempo médio de vôo: 4:20h.

Visto

A Índia requer visto de turismo de brasileiros e portugueses. Cobra certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela de brasileiros. Não é solicitada vacinação contra Febre Amarela de portugueses, desde que não tenham estado nos últimos 6 dias antes da viagem em algum dos países desta lista.

Quando ir?

A Índia é um país grande que possui uma boa variação climática entre suas regiões. De novembro a março a temperatura é mais amena, podendo ficar frio ou nevar próximo aos Himalaia. De abril a junho, o calor aumenta muito. As monções, chuvas torrenciais ocorrem de junho a setembro, época que tende a ser evitada pela maioria dos turistas.

Site oficial de turismo

Incredible India (em inglês)

—————————————————

Outros destinos

Ilhas Maldivas (Male – Singapore, 4:30h de vôo), Laos (Vientiane – Lao Airlines. 3h de vôo), Birmânia (Yangon – Silk Air e Jetstar, 2:50h de vôo), China continental (Pequim – Singapore, Air China e Jetstar, 6:20h de vôo), Japão (Tóquio – Singapore, ANA, Delta, JAL e United, 7h de vôo), Coréia (Seul – Singapore, Asiana e Korean, 6:20h de vôo) e Filipinas (Manila – Singapore, Cebu Pacific, Philippine Airlines, Jetstar e Tiger, 3:40h de vôo) são países asiáticos facilmente acessíveis a partir de Cingapura.

—————————————————

Antes finalizar seu planejamento, confira novamente a necessidade de visto ou de vacinas, já que essas informações podem mudar sem grandes avisos. Sugerimos usar o site da Asiana para isso. Ele baseia-se no mesmo sistema usado pelas companhias aéreas pelo mundo todo. Vistos  |  Vacinas. Não deixe de consultar também a página na internet voltada para o seu país do consulado de cada destino que você deseja visitar!

Leia mais dicas de passagens na página dedicada às rotas aéreas que levam a Cingapura do GUIA DE CINGAPURA.