Visto

Se você é brasileiro ou cidadão de qualquer país da América Latina, Portugal ou Espanha não há necessidade de visto para fazer turismo em Cingapura.

Mesmo não havendo a necessidade de visto, para poder entrar como turista em Cingapura, as autoridades de lá exigem (pré-requisitos para a entrada):

  • Um passaporte válido com no mínimo 6 meses de validade.
  • Prova de que você tem dinheiro suficiente para permanecer em Cingapura.
  • Passagem de volta ou que comprove sua continuação da viagem para outro país.
  • Certificado de vacinação contra Febre Amarela para aqueles que nos 6 dias anteriores a viagem a Cingapura estiveram em um país no qual a febre amarela é considerada doença endêmica (Cingapura inclui o Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela neste grupo).

Changi Airport, Singapore

Imigração

Antes de passar pela imigração em Cingapura, você deve preencher um pequeno formulário com seus dados. Normalmente, ela é entregue ainda dentro do avião, no caso de você chegar por via aérea. No balcão antes da imigração existem formulários extras, caso você tenha errado no preenchimento ou perdeu o seu.

Entregue o mesmo junto com o passaporte na imigração, aonde o oficial destacará uma parte dele e te entregará a outra parte junto com o passaporte carimbado. Cuide bem dessa parte do formulário e a guarde com cuidado, já que vai ter que entregá-la no controle de passaportes ao sair de Cingapura.

Vale lembrar que Cingapura tem uma política extremamente dura com relação a drogas. Já no folheto de imigração está escrito “morte aos traficantes de drogas de acordo com a lei de Cingapura”.

A imigração em Cingapura costuma ser surpreendente rápida e côrtes, sem perder a seriedade do processo. Nem sempre, os oficiais checam todos os pré-requisitos de entrada, mas é importante que os tenha a fim de ter segurança de que você terá sua entrada permitida. Um pote com balinhas é outra característica da imigração de Cingapura.

Lembre-se que a informação sobre vistos e pré-requisitos de entrada podem mudar a qualquer momento. Por isso, é fundamental confirmar as informações em uma fonte oficial antes de viajar. Essa informação pode ser encontrada na página da Immigrations & Checkpoints Authority: Entry Requirements do website do Governo de Cingapura.