SMRT (metrô)

MRT, Singapore

O Singapore Mass Rapid Transit (conhecido também pela sua abreviatura MRT) é o orgulho de Cingapura. É um sistema de trens metropolitanos cômodo, rápido, eficaz, muito fácil de entender e que atinge a grande maioria dos lugares de interesse turístico na cidade. O que ainda hoje chama a atenção pela qualidade e beleza de uma grande parte de suas estações, está presente em Cingapura há mais de uma década! A rede continua crescendo acompanhando o crescimento da cidade e os novos investimentos.

Singapore

Na webpage oficial do SRMT há muita informação útil, inclusive ferramentas para calcular o melhor caminho de um ponto ao outro na cidade.

As linhas

O metrô de Cingapura é formado por cinco linhas:

  • A linha vermelha ou North South line (linha norte sul), identificada pelas iniciais NS. É uma linha que interessa bastante ao turista, especialmente na sua porção entre Marina BayOrchard, percorrendo o centro comercial e financeiro de Cingapura, passando entre Chinatown e Little India e percorrendo também a região da Orchard Road famosa pelos seus shoppings centers.
  • A linha verde ou East West line (linha leste oeste), identificada pelas iniciais EW. Outra linha muito interessante por percorrer parte do centro e fazer a ligação dele com o aeroporto de Changi.
  • A linha violeta ou North East line (linha norte leste), identificada pelas iniciais NE. Essa linha liga a cidade a Harbour Front, ponto de acesso a Sentosa, além de conectar Little India e Chinatown.
  • A linha amarela ou Circle Line (linha circular), identificada pelas iniciais CC. A melhor linha para ir a zona aonde fica o complexo Marina Bay Sands.
  • A linha azul ou Downtown Line (linha do centro), identificada pelas iniciais DT. Conecta Chinatown com o Business District ou Raffles Place e o Civic District ou Distrito Cívico.

Mapa da rede

Photobucket

Você pode visualizar um mapa da rede de metrô de Cingapura nesta página do website oficial do metrô.

As estações

O que primeiro chama a atenção nas estações do MRT de Cingapura é sua grande amplitude, sua excelente sinalização e sua limpeza. Muitas estações são revestidas de mármore ou granito em mosaicos ou decoradas com belos afrescos de tal forma que em alguns momentos e em determinadas estações nos esquecemos que estamos em uma estação pública do metrô.

Nos mapas, as estações do MRT de Cingapura estão identificadas por uma combinação de letras (representando as iniciais das linhas) e números (representando a estação) e pela cor da linha. Assim, a “NE7 Little India“ escrito em violeta quer dizer que Little India é a estação sete da linha North East.

Em todas as estações existem máquinas aonde é possível comprar os bilhetes e uma cabine com o pessoal do metrô e com mapas da rede.

Singapore

Para entrar e sair do metrô é necessário apresentar um bilhete de viagem válido (assim guarde-o até o final da sua viagem). O documento de viagem deve ser passado no leitor que está instalado junto às portas automáticas que dão acesso as plataformas de embarque.

Como se paga um valor proporcional à distância percorrida, você deverá descer na estação para qual comprou o bilhete ou sua saída não será autorizada pela porta automática. Se mudar de idéia no meio do caminho, existem máquinas próximas às portas automáticas de saída da estação aonde é possível ajustar o valor pago ao que seria necessário pagar para sair na nova estação.

Horário de funcionamento

O metrô de Cingapura funciona das 6 da manhã até meia-noite, ainda que os horários do primeiro e último trem possam variar um pouco dependendo da estação. Na página Train arrival time/a> pode-se consultar os horários de funcionamento de cada estação da rede.

Os preços

Em Cingapura, o preço da viagem depende da distância percorrida. Na página Fares do website oficial do metrô, é possível calcular o valor de uma viagem entre duas estações da rede de forma antecipada.

Formas de pagmento

O turista tem duas opções básicas para viajar no metrô (e no resto do sistema de transporte público) de Cingapura: comprar bilhetes individuais ou adquirir um cartão EZ link, um cartão em que são depositados créditos em dólares de Cingapura e que permite pagar com comodidade suas viagens.

A decisão de usar um meio ou outro vai depender da quantidade de dias que está pensando em ficar em Cingapura e do uso que você vai fazer do transporte público. Temos uma página no GUIA DE CINGAPURA dedicada exclusivamente a explicar como funciona o cartão EZ link.

Se você for ficar poucos dias e vai fazer muitos deslocamentos, você pode optar por passes turísticos que permitem realizar viagens ilimitadas no metrô e ônibus dentro da sua validade. O uso é semelhante ao do cartão EZ link.

Comprando um bilhete individual

Antes de qualquer coisa, é importante saber que é cobrado um depósito de 1 SGD pelo cartão usado para carregar o seu bilhete individual. Após a viagem, retorne a uma máquina (igual a que comprou o bilhete), introduza o cartão no local indicado e receba de volta o depósito de 1 SGD.

Para comprar um bilhete individual em uma das máquinas automáticas siga os seguintes passos:

  1. Toque na tela e selecione “Buy Standard Ticket”.
  2. Na tela então será apresentado o mapa da rede de metrô e você selecionará na tela a estação para aonde quer ir.
  3. Será então apresentado o valor da viagem, já incluído o depósito de 1 SGD.
  4. Introduza suas moedas ou notas nos locais indicados.
  5. Espere que na parte inferior da máquina caiam o seu bilhete e o troco (se houver).

Para entrar nas plataformas, coloque o bilhete (que está mais para um cartão grosso de plástico) em cima do leitor eletrônico da porta automática e espere o apito que se seguirá então da abertura das portas automáticas. Entre, escolha a direção da sua viagem (marcada pela estação final existente no sentido em que você viaja) e boa viagem! Para sair da estação faça o mesmo processo para passar de novo pelas portas automáticas (as que podem ser usadas para sair apresentam um sinal verde na sua frente).

Para recuperar o depósito é só introduzir o bilhete no local próprio em uma máquina semelhante à usada para comprar o mesmo e seguir as instruções.

Em quase todas as estações existem algumas portas automáticas mais largas que ajudam muito a quem quer passar por elas carregando malas. Lembre-se sempre de colocar a mala à frente do seu corpo, de forma a não ter o perigo da porta fechar antes de ter passado com a mala.

Um alerta: É proibido comer ou beber dentro das estações do metrô em Cingapura! Isso pode dar uma boa multa.