Rojak

16/11/2015 | By More

Rojak é uma palavra de origem malaia que quer dizer mistura eclética ou variada. O prato é na verdade uma mistura de frutas, vegetais e carnes.

Na verdade, existem duas variações do prato vendidas em Cingapura:

Uma delas é chamada de Indian Rojak que consiste em uma mistura de vários elementos salgados, tais como tofu (queijo de soja), batatas cozidas ou cozidas e fritas, camarões empanados fritos, ovos cozidos, entre outros ingredientes. O prato é acompanhado por um molho espesso (muitas vezes devido à adição de batatas doces), adocicado, apimentado e com amendoins. O molho pode ser servido a parte (o que é mais comum) ou colocado por cima dos ingredientes que formam o prato.

Essa versão teria origem nos imigrantes indianos de origem tamil (mas existem controvérsias sobre a existência ou não de um prato similar na Índia) que recebe em alguns lugares fora de Cingapura o nome de Pasembor.

A outra versão é chamada de Fruit Rojak (Rojak de Frutas) ou simplesmente Rojak, apesar da mistura não se limitar às frutas. Nesta versão, o prato pode levar pepino, broto de feijão, tofu frito, abacaxi, jicama (um tubérculo) e biscoitos chineses fritos ou grelhados, entre outras opções mais exóticas. A mistura é temperada como molho a base de pasta de camarão, pimenta, açúcar e limão e coberta com amendoim moído. Pode ser acompanhada ainda de ovos dos mil anos, uma iguaria mais indicada a quem gosta de sabores exóticos e tem tolerância a sabores e cheiros menos comuns.

As duas versões têm um número grande de admiradores em Cingapura e o Rojak é considerado um prato típico local. Já para os visitantes ocidentais, as duas versões tratam-se de pratos mais exóticos (no visual e no gosto) e são mais indicados aos já iniciados na culinária local ou a quem quer provar algo com sabores nada usuais para os ocidentais.

Dicas de onde comer Rojak no Hungrygowhere

Dicas de onde comer Indian Rojak no Ieatishootipost e Fruit Rojak no Ieatshootpost

Category: culinária de Cingapura, culinária indiana, culinária malaia

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.