Chinatown: um roteiro de visita rápido

26/03/2012 | By More

Singapore City Gallery

1. Introdução ao roteiro

Este roteiro completo de visita a Chinatown pretende oferecer uma introdução rápida das principais características do bairro e de sua diversidade cultural. Serão necessárias cerca de 2 a 4 horas, dependendo do tempo que se detenha em cada atração. Lembramos que no GUIA DE CINGAPURA oferecemos ainda um roteiro completo de visita a Chinatown para quem tem mais tempo disponível e que mergulhar mais fundo no que o bairro tem a oferecer.

2. Pontos de destaque no roteiro

Chinatown Heritage Centre (museu)
Pagoda Street (rua comercial)
Smith Street (comida de rua)
Jamae mosque (mesquita)
Sri Mariamman Temple (templo hindu)
Buddha Tooth Relic Temple (templo budista)
Yue Hwa Chinese Products (loja de departamentos)
Maxwell Food Centre (hawker)
Singapore City Gallery (museu)
Tanjong Pagar Road (arquitetura tradicional)

3. O roteiro

Chinatown, Singapore

Nosso passeio por Chinatown começa pelo distrito de Kreta Ayer, o coração de Chinatown. Pegue o metrô até a estação Chinatown, na linha violeta. Busque a saída “A” com direção a Pagode Street. A escada rolante do metrô vai te deixar diretamente no começo da rua. A sua frente, apresenta-se a barulhenta e turística Pagode Street, que vamos percorrer até o seu final.

Essa rua está cercada de casas restauradas que reproduzem o tradicional estilo arquitetônico das lojas de antigamente. No início do dia, a rua é muito tranquila, mas com o passar das horas, ela vai se enchendo de gente, locais e turistas, e as mercadorias das lojas vão invadindo os passeios. Na Pagoda Street, se pode comprar de tudo, desde lembranças baratas até todo tipo de acessórios.

No meio da rua, a esquerda, encontra-se o Chinatown Heritage Centre, uma parada cultural para aqueles interessados em conhecer mais sobre a história da presença chinesa em Cingapura.

Sri Mariamman Temple, Singapore

Conforme vamos chegando ao final da rua, aparecerá a direita o muro do fantástico templo Sri Mariamman, com suas vacas nos vigiando desde o alto. Mas antes de visitar o templo, assim que chegarmos a South Bridge Road, vamos a virar a esquerda para andar poucos metros até chegar a fachada verde da mesquita Jamae com sua peculiar arquitetura eclética.

Jamae Mosque, Chinatown, Singapore

Agora já podemos voltar no sentido contrário para poder então visitar o Sri Mariamman Temple, provavelmente o templo hindu mais espetacular de Cingapura. Vale a pena dedicar um bom tempo para contemplar tanto o seu exterior e como o interior. É o único templo hindu de Cingapura que cobra dos turistas para poder liberar as fotografias dentro do mesmo.

Sri Mariamman Temple, Singapore

Vistado o templo, continuamos na South Bridge Road e depois viramos na primeira rua a direita, a Temple Street. Outra rua típica de Chinatown aonde se mesclam restaurantes e lojas em meio a um movimento constante. Se quiser encurtar o percurso, ao invés de percorrer a rua inteira, vire a esquerda na Trengganu Street para alcançar a Smith Street.

A Smith Street transforma-se no final do dia na Chinatown Food Street. Dependendo do horário em que passe por lá, podem estar abertas (ou não) as várias barracas de comidas.

Seguimos, no sentido contrário ao que viemos na Temple Street, de volta a South Bridge Road acabando nosso zigue-zague pelas ruas do bairro. No outro lado da rua encontram-se lojas interessantes para fazer uma visita ou fazer uma parada no meio do caminho: uma farmácia de medicina chinesa tradicional, a Eu Yan Sang e uma confeitaria, a Tong Heng.

Buddha Tooth Relic Temple, Singapore

Continuamos pela avenida até chegar ao imponente Buddha Tooth Relic Temple, localizado no outro lado da avenida e que merece uma visita atenta por causa do seu vistoso e grande interior.

Maxwell Food Centre, Chinatown, Singapore

Muito perto dele encontra-se un hawker, o Maxwell Food Centre, um bom lugar para parar e comer, já que provavelmente a essa altura do passeio você estará com bastante fome. Como todos os hakwers de Cingapura, sua oferta culinária é muito variada e permite que você escolha a prato que mais te apeteça ou que mais chame sua atenção entre as dúzias de pequenas lojas ali instaladas

City Gallery, Singapore

Cruzando o Maxwell Food Centre em direção a rua paralela a South Bridge Road, você vai avistar do outro lado da rua um edifício com fachada em granito cinza ( The URA Centre) que abriga a Singapore City Gallery (aberta das 9h até as 17h). Ela tem como atrativos principais duas enormes maquetes que permitem entender muito melhor a cidade e como ela se distribui geograficamente. Faça uma visita rápida às instalações (uma maquete fica no térreo e a outra no andar de cima após subir as escadas rolantes). A entrada é gratuita.

Aquí termina nosso passeio rápido por Chinatown. Para voltar ao metrô, dessa vez nos dirigiremos a estação Tanjong Pagar (na linha verde) dando uma pequena volta para passar pela Tanjong Pagar Road, um excelente exemplo de rua comercial aonde se conservou a arquitetura tradicional das lojas. Pouco a pouco entramos na zona de transição entre Chinatown e o distrito financeiro de Cingapura, o Business District.

4. Alguns conselhos práticos

  • O roteiro pode ser realizado mais rapidamente ou mais lentamente diante sua vontade de explorar a infinidade de locais que vão acabar chamando sua atenção e que não citamos especificamente no nosso itinerário. Se desejar conhecer os templos, lojas e museus, leve isso em consideração ao programar o tempo de sua visita a Chinatown.
  • Não tenha medo de sair do roteiro e explorar todos os locais que te chamem a atenção. Chinatown é um lugar seguro.
  • Como uma boa parte do passeio é feita ao ar livre, se recomenda realizá-lo em um dia sem chuva.
  • Anda-se bastante, por isso é interessante usar um sapato confortável, levar protetor solar, um chapéu ou boné, e porque não, um guarda chuva também.
  • Em Cingapura pode fazer bastante calor, por isso é importante que se faça algumas paradas para descanso e que não se esqueça de hidratar-se continuamente. Ao longo do roteiro existem várias lojas/lanchonetes ou mesmo máquinas vendendo água e outras bebidas (algumas bem regionais).
  • O roteiro inclui a visita a vários templos. Se você tiver interesse em visitá-los, se vista de uma forma adequada. Camisetas sem manga, bermudas muito curtas ou decotes acentuados não são bem vistos. Uma boa idéia para as mulheres é trazer uma echarpe e/ou uma canga na mochila para se cobrir ao entrar nos tempos.

5. Mapa interativo do roteiro de visita


Ver Chinatown am/pm em um mapa ampliado

—————————————————————–

As principais atrações de Chinatown resenhadas no GUIA DE CINGAPURA são:

A. Templos

Buddha Tooth Relic Temple (templo chinês)
Thian Hock Keng Temple (templo chinês)
Sri Mariamman Temple (templo hindu)
Jamae Mosque (mesquita)
Nagore Durgha Shrine (santuário muçulmano)

B. Lojas, mercados e centros comerciais

Yue Hwa Chinese Products (grande loja de departamento com produtos chineses)
Eu Yan Sang (farmácia de medicina tradicional chinesa)
Thye Shan Medical Hall (farmácia de medicina tradicional chinesa)

C. Restaurantes, bares, cafés e experiências gastronômicas

Maxwell Food Centre (hawker)
Chinatown Complex Food Centre
Chinatown Food Street (comida de rua ao estilo hawker)
People’s Park Complex (hawker)
My Grandma’s Place (restaurante chinês)
Bee Cheng Hiang (loja especializada em uma iguaria local)
Tai Thong Cake Shop (confeitaria)
Tong Heng (confeitaria)

D. Outras atrações

Singapore City Gallery (galeria/museu)
Pinnacle@Duxton (mirante)
Majestic Theatre (teatro)
Chinatown Heritage Centre (centro de cultura e de memória)

————————————————————–
Quer saber mais?

Conhecendo Chinatown | Principais atrações de Chinatown | Hospedagem em Chinatown | Restaurantes em Chinatown

Category: atrações, Chinatown

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.