Singapore River

The Fullerton Hotel, Singapore

Na página Singapore River da seção Conhecendo Cingapura deste guia já falamos um pouco da história e da atmosfera dessa região da cidade. Aqui vamos dar algumas sugestões sobre como percorrer-la, além de apresentar suas principais atrações.

O Singapore River (rio Cingapura) banha várias regiões de Cingapura pelas quais é muito provável que você passe durante o tempo em que visitou a cidade: o Business District na sua margem direita, o Civic District em sua margem esquerda e Marina Bay na sua foz. A parte do rio que fica mais distante das outras regiões de Cingapura que citamos acima é aquela que tem no seu entorno Clarke Quay e Robertson Quay.

1. Percorrendo a região de Singapore River


Ver Singapore River em um mapa ampliado

Para percorrer a região, te propomos um roteiro de visita circular que tem como começo e fim a estação Clarke Quay na linha violeta do metrô.

Chegando na estação Clarke Quay, saia em direção ao rio usando a saída “F” que vai te levar ao shopping The Central. Saia então em direção ao calçadão beira-rio, que vai nos acompanhar até o final do passeio, e vire a direita nele.

Boat Quay, Singapore

Você vai passar por baixo da movimentada Coleman Bridge sobre a qual passam a Au Tong Street e a New Bridge Road (do outro lado do rio pode ser avistado o MICA building). Continue andando e você irá encontrar uma outra ponte, a Elgin Bridge.

Passando por ela, você estará entrando na região chamada de Boat Quay, uma sucessão interminável de restaurantes a beira do rio em um lugar que um dia foi o cais mais importante de Cingapura.

Boat Quay, Singapore

As casas baixas de Boat Quay permite que se aviste os arranha-céus do Business District, o centro financiero de Cingapura. O primeiro arranha-ceu que vai ver é o UOB Plaza Tower 1. Em sua entrada, encontra-se o Homage to Newton (homenagem a Newton) de Salvador Dalí. Um pouco depois, entre a torre 1 e a UOB Plaza Tower 2, encuentra-se a estatua Bird (pássaro) do artista colombiano Fernando Botero.

Singapore River, Singapore

Seguimos o curso do rio até chegar a Cavenagh Bridge, com a sombra do imponente arranha-céu do Bank of China (o prédio de fachada clara cercado por dois outros prédios mais escuros). Olhe o antigo aviso da polícia na entrada da ponte que proíbe a circulação de veículos pesados, qualquer tipo de gado ou de cavalos.

Passando a ponte, no mesmo lado do rio vamos encontrar a escultura First Generation, que representa crianças saltando no rio. Neste momento nos encontramos na parte posterior do The Fullerton Hotel. Na rua transversal fica a entrada do hotel aonde se pode ver os luxuosos veículos ali estacionados.

"First Generation", Singapore

Agora vamos a cruzar para o outro lado do rio passando pela Cavenagh Bridge e continuar passeando pela beira-rio, mas dessa vez no sentido contrário, ou seja, em direção a sua nascente e não mais em direção a sua foz.

A primeira construção que você vai encontrar é o Asian Civilizations Museum e logo após podemos encontrar a estátua que marca o Sir Stamford Raffles Landing Site, o ponto em que o fundador de Cingapura haveria posto os pés pela primeira vez na ilha. É um lugar cheio de história e se quiser saber um pouco mais, viste a página Um pouco de história deste guia.

Raffles Landing Site, Singapore

Continuamos o caminho acompanhando muro do Parlamento de Cingapura para chegar de novo à Elgin Bridge. Vamos a seguir caminhando até próximo a Coleman Bridge que fica a frente da deliciosa fachada do MICA building e suas centenas de janelas coloridas.

MICA Building, Singapore

O passeio continua na beira-rio em direção a Clarke Quay, provavelmente o ponto mais animado do todo o passeio. Antes de chegar aos vários restaurantes que ocupam antigos armazéns portuários, existe uma brinquedo radical aonde as pessoas são arremessadas dentro de cápsulas ao melhor estilo ioiô no G-MAX, uma atração que só recomendamos a quem tem estomago forte.

Clarke Quay, Singapore

Chegando a Clarke Quay, vale a pena da um volta pelo exterior e interior desse complexo, contemplando o ir e vir das pessoas e divertir-se com o desenho ultramoderno e sofisticado de alguns estabelecimentos, contrastando com a tradição presente em outros.

Riverside Point, Singapore

No outro lado do rio pode-se avistar Riverside Point, que oferece um outro polo de gastronomia pelo qual vale a pena dar uma passada rápida.

Clarke Quay, Singapore

Dependendo do tempo que você tem disponível, você poderá continuar na beira-rio seguindo na margem direita em direção a Robertson Quay de onde poderá voltar usando um water taxi, ou táxi aquático (existe um ponto próximo ao Riverside View). Poderá também por fim ao seu passeio voltando a estação Clarke Quay do metrô ou ainda pegar um water taxi para dirigir-se a Marina Bay (Merlion Park ou mesmo o Marina Bay Sands). Existe um ponto de embarque logo à frente do shopping Liang Court.

River Cruise

Uma opção interessante para conhecer a região do Singapore River e da bahia de Marina Bay de uma outra perspectiva é fazer um passeio pelo rio, o River Cruise. Este passeio é muito recomendado no finalzinho da tarde quando a luz dourada do pôr do sol começa a invadir o pedaço refletindo nas fachadas das construções.

2. Alguns conselhos práticos.

  • A região do Singapore River é uma área da cidade que acabou concentrando uma grande quantidade de bares e restaurantes e por isso ele fica mais vivo e movimentado no final do dia. Assim, sugerimos que você faça esse passeio a tarde de forma a chegar em Clarke Quay no começo da noite.
  • Não tenha medo de sair do roteiro e explorar todos os locais que te chamem a atenção. A região de Singapore River é um lugar seguro.
  • Como uma boa parte do passeio é feita ao ar livre, se recomenda realizá-lo em um dia sem chuva.
  • Anda-se bastante, por isso é interessante usar um sapato confortável, levar protetor solar, um chapéu ou boné, e porque não, um guarda chuva também.
  • Se pretender visitar museus ou shoppings, traga algo para se proteger do superpotentes aparelhos de ar condicionado dos edifícios de Cingapura.
  • Em Cingapura pode fazer bastante calor, por isso é importante que se faça algumas paradas para descanso e que não se esqueça de hidratar-se continuamente. Ao longo do roteiro existem várias lojas/lanchonetes ou mesmo máquinas vendendo água e outras bebidas (algumas bem regionais).

————————————————————–
Quer saber mais?

Conhecendo o Singapore River | Hospedagem no Singapore River | Restaurantes no Singapore River