O cartão EZ link

ez link

O cartão EZ link é um meio de pagamento eletrônico muito útil para quem vai permanecer em Cingapura por vários dias ou para quem pretende voltar com frequência à cidade. Ele pode ser usado para pagar a viagem no transporte público (metrô e ônibus) com mais facilidade, além de poder ser usado como forma de pagamento de compras em uma série de estabelecimentos e até em alguns táxis.

Aonde comprar o cartão?

O cartão EZ link pode ser comprado em todas as estações do metrô da cidade (incluindo o aeroporto de Changi) como também nas lojas de conveniência 7-Eleven espalhadas pela cidade. Nas estações de metrô, basta se dirigir ao Ticket office (bilheteria) para adquiri-lo.

Quanto custa?

No ponto 2 das perguntas mais frequentes do website oficial do cartão, se pode consultar os preços atualizados do mesmo. O cartão tem validade de cinco anos a contar da data da primeira compra (primeira utilização).

Quando se compra pela primeira vez o cartão em alguma estação do metrô, você pagará um montante que corresponderá ao preço do cartão e a um valor de crédito depositado nele, que pode ser usado para pagar a sua próxima viagem de metrô, entre outras possibilidades. Há a possibilidade de já no momento da compra pedir que sejam adicionados mais créditos, bastando pagar um valor correspondente a eles, no caso de achar o valor padrão seja insuficiente para suas necessidades.

Como se usa?

Usa-se como se ele fosse um cartão de pagamento normal, mas que funciona sem senha e sem necessidade de introduzi-lo em uma máquina (parece com os cartões usados em transporte público em algumas grandes cidades brasileiras). Na hora de pagar é só aproximar o cartão de um leitor, que então será feito o débito.

No caso de pagamento do metrô, deve-se colocá-lo sobre o leitor nas portas automáticas das estações tanto para entrar como para sair das aéreas das plataformas. Já para pagar o ônibus, coloque-o sobre o leitor próximo a entrada do ônibus e passe no outro leitor próximo as portas de saída no momento do desembarque.

No momento em que se passa o cartão na entrada do ônibus ou metrô, é descontado um valor fixo (semelhante ao valor máximo cobrado pelo deslocamento naquela linha). Quando se passa o cartão na saída, o valor é ajustado ao deslocamento que você realizou de fato. No metrô não tem como sair sem passar o cartão, mas nos ônibus é importante não esquecer, pois se não passar você possivelmente terá pago a mais do que o necessário.

Assim, para poder embarcar no metrô ou no ônibus, você deverá ter crédito suficiente para pagar a maior tarifa daquela linha e não apenas o trecho que você vai viajar. Esse valor costuma ser um pouco mais alto (mas não demasiado mais alto) que o valor que você vai na realidade gastar.

Em algumas lojas e até máquinas, existe um leitor semelhante ao das estações ao lado do caixa. Na hora de pagar, pode-se usar os créditos do cartão como forma de pagamento.

Como se recarrega o cartão? Como fico sabendo quantos créditos ainda tenho?

Ele é facilmente recarregado nas mesmas máquinas que vendem bilhetes para o metrô em qualquer estação. Coloca-se o cartão sobre o leitor e indica-se quanto quer carregar (somente múltiplos de 10 SGD). Coloca-se o dinheiro na máquina e espere o processo acabar para retirar o cartão.

Nessas mesmas máquinas é possível consultar quanto o cartão ainda guarda de créditos

Onde encontro mais informações?

Na website oficial do cartão você encontra mais informações.

O conselho do GUIA DE CINGAPURA: se você vai ficar um ou dois dias apenas em Cingapura, pode ser que não te compense adquirir o cartão. Mas se vai passar mais que 3 dias, recomendamos a compra do mesmo pela facilidade que el te dá, principalmente, para pagar pelo transporte público.