Passes Turísticos

Existem algumas opções de passes turísticos em Cingapura. Apenas um deles consegue associar a entrada a atrações com facilidades de acesso ao transporte público, outros dão acesso apenas a atrações ou apenas ao transporte público e ainda existem os que combinam acesso ao transporte turístico com algumas atrações.

Não há um que permita o uso ilimitado de transporte público e acesso a um grande número de atrações durante a validade do mesmo, como é oferecido em algumas das maiores cidades turísticas do mundo. Mas mesmo assim e dependendo do seu perfil, alguns dos passes que citamos abaixo podem atender as suas necessidades.

O conselho do GUIA DE CINGAPURA é: faça uma lista das atrações que você deseja visitar durante o tempo que separou para conhecer Cingapura e calcule quanto você gastaria comprando as entradas individualmente. Só depois disso, compare com o valor cobrado pelos passes que dão acesso a essas mesmas atrações.

Não adianta pagar mais por alguma coisa que você não vai usar! Para alguns, esses passes acabam não sendo um bom negócio, mas para outros eles são interessante pela economia e pela comodidade.

———————————————–
1. Passes combinando acesso a atrações, transporte turístico e transporte público

go singapore pass

Singapore Pass é um passe turístico que combina a entrada em algumas atrações por um tempo limitado (as atrações, o número delas e o tempo de utilização depende da versão adquirida) com um cartão EZ Link (um cartão que acumula créditos que podem ser usados para pagar o transporte público, entre outros pagamentos).

Você tem até 6 meses para começar a usar o passe (depois de iniciado o uso, começa a contar o tempo de validade específico de cada cartão).

Quais os tipos de cartões disponíveis?

Os cartões são divididos em Unlimited Pass (ilimitados), Select Pass ou passes voltados para as atrações em Sentosa.

  • Unlimited Pass. São cartões que dão acesso ilimitado às atrações cobertas pelo cartão por um período de 24 ou 72 horas. São cartões mais indicados para quem quer ver o máximo no menor tempo possível, já que ficam cada vez mais interessantes financeiramente quanto mais são usados.
  • Select Pass. Esses cartões permitem o acesso a apenas 6 das atrações cobertas pelo cartão (você faz a escolha) a serem visitadas em até 72 horas. São mais indicados para quem quer apenas focar em algumas atrações e para quem tem tempo limitado na cidade.
  • Passes voltados a atrações em Sentosa. Existe um passe que dá acesso a algumas poucas atrações de Sentosa cobertas pelo passe (exceto Universal Studios) e outro que inclui entrada no Universal Studios (de segunda a sexta, exceto feriados) e acesso a mais 4 atrações de Sentosa. Você tem até 24 horas para vistar as atrações.

Quais as atrações que podem ser visitadas usando o passe?

No website oficial você encontra a lista das atrações (não são muitas diante da grande oferta da cidade e deixa de fora museus e alguns destaques da cidade como o SkyPark no complexo Marina Bay Sands) e dos transportes turísticos que podem ser acessadas usando um Singapore Pass. Fique atento, pois algumas atrações ou transportes turísticos são cobertas apenas por determinados cartões (procure pela cor do cartão que você se interessou).

Como usar?

Dependendo da atração, você segue com seu cartão diretamente para a bilheteria e lá apresenta seu cartão que será validado em uma máquina específica. Em outras, é necessário dirigir-se  até uma das lojas oficiais do passe na Orchard Road para pegar seu voucher. Como alguns cartões permitem entradas ilimitadas durante a validade do mesmo e para evitar que um cartão seja utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, há um intervalo de 15 a 30 minutos (depende da atração) para que se possa usá-lo novamente na mesma ou em outra atração.

O acesso ao transporte turístico depende de um voucher que deve ser pego nas lojas oficiais.

Já o acesso ao transporte público, acréscimo de créditos e a checagem dos créditos contidos nele se dá da mesma forma que um cartão EZ Link comum. Leia mais nesta página totalmente dedicada ao EZ Link.

O passe passa a valer quando é utilizado pela primeira vez em uma atração. Dai em diante passa a contar o tempo de validade dele. Já a função de EZ Link vale por 5 anos.

Como Comprar?

O cartão pode ser comprado via internet no website oficial do passe, usando cartão de crédito ou Paypal ou em alguns pontos da cidade, como lojas de conveniência Cheers (existe uma no subsolo do terminal 3 e outra no hall de check in do terminal 1 do aeroporto de Changi).

Se você comprar pela Internet, terá que imprimir o voucher e trocá-lo em um dois dois pontos de troca localizados na Orchard Road.

———————————————–
2. Passes que dão acesso ao transporte público

singapore tourist pass

Singapore Tourist Pass é na realidade mais um passe de transporte do que um passe turístico.

Vale a pena comprar o passe? O passe permite usar o metrô e os ônibus de Cingapura de forma ilimitada. Tendo em conta que o transporte na cidade é bastante barato, você teria que realizar cerca de 6 a 8 (dependendo da distância viajada) viagens por dia para conseguir fazer valer o dinheiro pago no passe. Nesta página do website do cartão, se pode consultar o seu preço atualizado e outras informações.

Ao nosso ver, compensa muito mais usar o cartão EZ Link Pass (leia mais sobre ele aqui).

———————————————–
3. Passes voltados apenas à atrações

Existe um passe combinando a entrada em algumas atrações da Ilha de Sentosa (leia mais informações sobre eles no final da página Principais Atrações de Sentosa deste guia).

———————————————–
4. Passes oferecidos por algumas operadoras de transporte turístico que associam passeios turísticos em ônibus turísticos ou passeios pelo Singapore River com entrada em algumas atrações da cidade

A Citytours oferece o Singapore Citypass (que envolve o acesso a algumas atrações em Sentosa e atrações como o Zoológico, Night Safari, Jurong Bird Park e Universal Studios) e a Duck & Hippo o Singapore Pass.