Clima

Sri Srinivasa Perumal Temple, Singapore

Cingapura está localizada a cerca de 137 km da linha do Equador. Assim, Cingapura tem um clima tropical. Para efeito de comparação, estaríamos falando de um clima próximo aos das cidades de Macapá e Belém no Brasil.

Para entender melhor o clima de Cingapura, elaboramos alguns gráficos utilizando os dados oficiais da National Environment Agency do Governo de Cingapura.

As temperaturas máximas, mínimas e médias anuais quase não mudam de um mês para o outro. São sempre altas, com máximas ao redor dos 31 graus e mínimas entorno dos 24 graus.

Com relação às precipitações (chuvas), elas são um pouco mais elevadas no período de outubro a março. Mas mesmo no que poderia ser chamada de estação “seca”, as precipitações são abundantes (em junho e julho de 2010, para não ir mais longe, registraram-se chuvas torrenciais).

As chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia e fazê-la presente de forma torrencial durante um breve período do dia ou durante um par de horas. É normal que um mesmo dia amanheça com céu azul quase sem nuvens e que ocorra uma forte chuva no período da tarde.

Singapore

Um fator chave para entender o clima de Cingapura, algo que não revelam as estatísticas ou os guias, é a sensação térmica. Essa é resultado da associação entre umidade (sempre alta em Cingapura) e a ventilação (varia muito durante o dia). A sensação térmica em Cingapura pode ser basante superior ao que medem os termômetros. Por essa razão, uma boa parte dos locais fechados e o transporte público (ônibus e metrô) contam com algum tipo de sistema de ventilação, seja a base de ventiladores ou ar condicionado.

Conselhos do GUIA DE CINGAPURA

  • Não deixe o clima de Cingapura te intimidar. No início sente-se mais a diferença, mas com o passar da viagem começa-se a entrar em equilíbrio com o ambiente. Como existem muitos locais para se visitar que são fechados e com sistema de condicionamento de ar, a chuva ou o calor não serão impeditivos para que você conheça a cidade.
  • Procure fazer os roteiros que envolvam mais caminhadas no início da manhã ou final da tarde nos dias mais quentes. Nos horários mais quentes, você pode visitar museus ou um dos inúmeros shoppings da cidade.
  • Quando for fazer sua mala para viagem a Cingapura e países vizinhos, inclua roupas leves que permitam a transpiração a facilitem a sua evaporação. Mas mesmo que pareça contraditório, não deixe de levar um casaco mais leve (e uma echarpe para as mulheres), já que Cingapura é conhecida como uma das cidades com os ares condicionados mais frios do planeta. Em hotéis, restaurantes, lojas e no transporte público esse excesso de frescor pode ser sentido e incomodar quem não está acostumado com ele.